Dúvidas Frequentes
Qual é o papel de uma corretora de seguros?
A Corretora de Seguro é uma empresa autorizada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) a comercializar os produtos de seguradoras, servindo como intermediária entre o segurado e a seguradora, com o propósito de garantir o cumprimento do contrato.
O que é apólice de seguro?
Basicamente a apólice do seguro é o contrato formal entre você e a seguradora. É neste documento que estarão descritas todas as coberturas, assistências, garantias, valores de franquias que o seu seguro cobre.
O que é sinistro?
Sinistro é a ocorrência de acontecimentos previstos no contrato do seguro. Todos os prejuízos causados pelos riscos cobertos são indenizados ao segurado.
O que é prêmio do segurado?
O prêmio do segurado nada mais é do que o preço do seguro no qual você irá pagar para ter direito a cobertura contratada.
As condições contratuais podem ser alteradas após a emissão da apólice?
Podem. Mas, como qualquer alteração contratual, dependerá de comum acordo entre as partes (segurado e seguradora). No caso de seguros coletivos, as alterações dependem da anuência expressa de 3/4 do grupo interessado.
O que são riscos cobertos e riscos excluídos?
Riscos cobertos são aqueles previstos e descritos em cada uma das coberturas, que terão eventuais prejuízos resultantes de sua ocorrência cobertos pelo seguro. Já os riscos excluídos são aqueles cujos prejuízos decorrentes não serão indenizados pelo seguro, salvo se contratada cobertura específica.
O que é franquia?
É o valor ou percentual, expresso na apólice, que representa a parte do prejuízo que deverá ser arcada pelo segurado por sinistro. Assim, se o valor do prejuízo de determinado sinistro não superar a franquia, a seguradora não indenizará o segurado.